7 de abr. de 2015

Quando a alegria vier, torne-se ela


Esse sutra pertence ao Vigyan Bhairav Tantra
Ele diz:
Ao alegremente ver um amigo há muito ausente, penetre essa alegria.

Entre nessa alegria e torne-se uno com ela. Qualquer alegria, qualquer felicidade. Isso é apenas um exemplo: Ao alegremente ver um amigo há muito ausente... Perceba, de repente você encontra um amigo que não via há muitos dias ou há muitos, muitos anos. E uma alegria repentina domina você. Mas a sua atenção estará no amigo, não em sua alegria. Então você estará perdendo alguma coisa e essa alegria será momentânea. Sua atenção estará focada no amigo; você começará a falar, a se lembrar de coisas e perderá essa alegria e essa alegria vai embora.
Quando você encontrar um amigo e de repente sentir uma alegria surgindo em seu coração, concentre-se nessa alegria. Sinta-a e torne-se ela e encontre o amigo permanecendo consciente e preenchido dessa alegria.
E isso pode ser feito em muitas outras ocasiões. O sol está surgindo e de repente você sente alguma coisa surgindo dentro de você. Então esqueça o sol; deixe-o permanecer na periferia. Fique centrado em sua própria sensação da energia surgindo. No momento em que você olhar para ela, ela se espalhará. Ela se tornará todo o seu corpo, todo o seu ser. E não seja apenas um observador dela; dissolva-se nela. Existem muito poucos momentos em que você sente alegria, felicidade, bem aventurança, mas você continua perdendo-os, porque você fica centrado no objeto.
Sempre que existe alegria, você sente que ela está vindo de fora. Você encontrou um amigo; naturalmente, parece que a alegria está chegando de seu amigo, do fato de tê-lo visto. Isso não é verdadeiro. A alegria sempre está dentro de você. O amigo apenas se tornou uma situação. O amigo a ajudou a sair, lhe ajudou a ver que ela existe. E isso não acontece somente com a alegria, mas com tudo: com a raiva, com a tristeza, com a miséria, com a felicidade... Com tudo é assim. Os outros são apenas situações nas quais as coisas que estão escondidas em você são expressas. Eles não são a causa; eles não estão causando coisa alguma em você. Tudo o que está acontecendo, está acontecendo com você. Sempre esteve presente; somente que ter encontrado esse amigo se tornou uma situação em que o que estava escondido saiu, se manifestou – apareceu. De fonte escondidas se tornou aparente, manifesto. Sempre que isso acontecer permaneça centrado na sensação interior e então você terá uma atitude diferente com relação a tudo na vida.
Inclusive com emoções negativas, faça isso. Quando você estiver com raiva, não esteja centrado na pessoa que a despertou. Deixe-a ficar na periferia. Torne-se simplesmente a raiva. Sinta a raiva em sua totalidade; permita-a acontecer internamente. Não racionaliza; não diga esse homem a criou. Não condene o homem. Ele simplesmente foi a situação. E sinta-se grato por ele ter ajudado a fazer alguma coisa que estava escondida se manifestar. Ele tocou você em algum lugar e uma ferida estava lá, escondida. Agora você a conhece, assim torne-se a ferida.
Com o negativo ou o positivo, com qualquer emoção, use isso e haverá uma grande mudança em você. Se a emoção for negativa, você se libertará dela ficando consciente de que ela está dentro de você. Se a emoção for positiva, você se tornará a própria emoção. Se for alegria, você se tornará alegria. Se for raiva, a raiva se dissolverá.
E essa é a diferença entre emoções negativas e positivas; se você se torna consciente de uma certa emoção, e pelo seu tornar-se consciente a emoção se dissolve, então ela é negativa. Se pelo seu tornar-se consciente de uma certa emoção, você se torna a emoção, se a emoção se espalha e torna-se o seu ser, então ela é positiva.
A consciência trabalha de maneira diferente em ambos os casos. Se for uma emoção venenosa, você é libertado dela através da consciência. Se for boa, bem aventurada, extasiante, você se torna um com ela. A consciência a aprofunda.
Assim para mim esse é o critério; se algo é aprofundado pela sua consciência, é algo bom. Se alguma coisa for dissolvida através da consciência, é algo ruim.

A mensagem de hoje é:
Use a consciência. É como se existisse escuridão e você trouxesse luz: a escuridão não existirá mais. Simplesmente por trazer a luz, a escuridão não estará mais presente, porque na verdade, ela não existia. Ela era negativa, apenas uma ausência de luz. Mas muitas coisas que estão presentes se tornarão manifestas. Apenas por trazer a luz, estas folhas, estes livros, estas paredes, não desaparecerão. Na escuridão eles não existem; você não os pode ver. Se você trouxer a luz, a escuridão não existirá mais, mas aquilo que é real será revelado. Através da consciência, tudo o que é negativo, como a escuridão será dissolvido – ódio, raiva, tristeza, violência. Então o amor, a alegria, o êxtase, pela primeira vez se tornarão relevantes para você.

Assim... Ao alegremente ver um amigo há muito ausente, penetre essa alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário