4 de jun. de 2014

Darma


Hoje, vamos falar um pouco sobre Darma
Darma é uma palavra sânscrita com significado complexo. Pode ser traduzida como ensinamento, verdade, espiritualidade ou até mesmo realidade. O sentido literal é aquilo que sustenta, ou seja, o chão em que se pisa –, como também caminho espiritual ou o caminho confiável que vai sustentar, apoiar e abraçar a todos nós.
Em nível profundo, as verdades contidas nos ensinamentos do Darma curam aquilo que nos faz mal. Onde quer que a verdade, ou o Darma, seja ensinada, existe a possibilidade do despertar da consciência.
O mais interessante desse ensinamento é que o próprio Buda nos lembra de não seguirmos nada cegamente, porque esse ensinamento – o Darma – não se baseia em crenças, mas na experiência racional.
Na verdade, provavelmente a coisa mais essencial, é que o Darma espera por todos os que queiram enveredar pelo caminho do despertar. Nós temos apenas que encontrar uma porta do Darma que nos acolha como indivíduos.
Um mestre indiano (Neem Baba) dizia que devíamos aprender com todos, pois ninguém é dono da verdade. “É tudo a mesma coisa” dizia. Ele encorajava as pessoas a servir e serem aprendizes de todos os sábios, buscadores e santos, sem se importar com crenças ou doutrinas, porque é a essência da questão que conta – o espírito vivo, não apenas o que está escrito.
O que tem o poder de realmente nos transformar? A plena consciência!
Mas está perto demais, por isso não a vemos. Parece bom demais para ser verdade, por isso não acreditamos. É profundo demais, por isso não conseguimos imaginar. Não está fora de nós, por isso não podemos obtê-la novamente.
Então, não siga pensamentos passados, não antecipe o futuro e nem se atenha a pensamentos ilusórios que surgem no presente; mas voltando-se para dentro, observe sua verdadeira natureza e mantenha a consciência na mente natural, como ela é, fora dos limites conceituais de passado, presente e futuro.
Na verdade, o agora – a pura consciência – é o verdadeiro Buda. Somos todos seres despertos por natureza, para quem a iluminação é possível nesta vida.

por Lama Surya Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário