19 de jul. de 2012

Suryanamaskar


A prática do Surya Namaskara ou saudação ao sol chegou a nós proveniente de um passado distante, e é capaz de construir uma vida humana paradisíaca e prazerosa. Ou seja, as pessoas podem se tornar alegres, experienciar felicidade e contentamento, assim evitando sucumbir à velhice e a morte.
Seguindo os preceitos dos sábios, "Shariramadyam Khalu dharma Sadhanam - o primeiro dever está em cuidar do corpo, que é o veículo para seguir a vida espiritual".
Em todos os cantos da Índia pessoas das mais variadas classes, colocaram em prática o surya namaskara assim como descrito nos yogas shastras.
Então conclui-se que, para a saúde - a maior riqueza de todas - ser obtida, as bênçãos do Deus Sol devem ser buscadas.
O método para fazer o surya namaskara tem sido descrito de vários modos por várias pessoas. Não podemos categoricamente atestar aqui qual é o correto, mas quando refletimos na ciência do Yoga vemos que a tradição do surya namaskara segue principalmente o método do vinyasa, ou sistema de respiração e movimento, os movimentos de rechaka ou exalação e puraka ou inalação e meditação. De acordo com o Yoga Shastra essa tradição inclui: vinyasa, rechaka e puraka; dhyana (meditação); drishti (fixação ocular); e os bandhas (construções musculares ou fechos).

  1. Suryanamaskar (Sivananda Yoga Vedanta Centre)
  2. Suryanamaskar (Vivekananda Kendra Prakashan)
  3. Suryanamaskar A (Pattabhi Jois)
  4. Suryanamaskar B (Pattabhi Jois)

Nenhum comentário:

Postar um comentário